WWW.EVALDONERES.COM.BR

Translate

Pesquisar este blog

Postagens Recentes

6/24/2022

Cocal: Prefeitura promove o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF

 

Em Cocal, juntamente, Prefeitura e SEMED realizaram o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF, Edição 2021-2024,  nessa quinta-feira, dia 23 de junho.



Nessa quinta-feira (23), juntamente, Prefeitura de Cocal e Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizaram o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF Edição 2021-2024, com a participação efetiva das secretarias de Assistência Social e Saúde.



Segundo Raimundinha Albuquerque, secretária da SEMED e articuladora do Selo UNICEF, no município, desde o ano de 2013, na gestão do então prefeito Rubens Vieira, a prefeitura vem aderindo ao referido selo: “[...] essa adesão é feita no início de cada mandato, e sob orientação do UNICEF, por um período de 4 anos, são realizados fóruns e avaliações dos municípios participantes. Aqueles que atingiram as metas propostas são certificados como municípios aprovados pelo UNICEF. Nós tivemos a graça de recebê-lo, resultado de um trabalho bem feito, nos dois mandatos anteriores, e estamos novamente no mandato do prefeito Nonatinho, com a adesão espontânea feita, realizando, hoje, esse primeiro fórum comunitário, que é uma das atividades obrigatórias”, explicou.  



No primeiro encontro do selo UNICEF, foram convidados os diversos segmentos da sociedade cocalense, para discutir políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes, que que possibilitem um trabalho e atendimento integral, de forma intersetorial, entre as secretarias municipais e a sociedade.



O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O Selo UNICEF contribui para o alcance de 8, dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.

O evento contou com a participação do prefeito Nonatinho do Sindicato, primeira-dama e secretária de governo, Vanda Machado; da secretária de Saúde, Fabrícia Vieira e representantes da SMAS. 

Assista ao vídeo. Registrado com a secretária Raimundinha Albuquerque, na ocasião.












Por Evaldo Neres/Comunicação-PMC