WWW.EVALDONERES.COM.BR

Translate

Pesquisar este blog

Postagens Recentes

8/06/2022

COCAL: Abertura do festejo marca o retorno às festividades, após 2 anos de pausa

 

O prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato, e a primeira-dama, Vanda Machado, participaram da solenidade de abertura oficial da festa religiosa.



A religiosidade marcou a abertura do Festeja Cocal 2022, na noite dessa sexta-feira (5), na Praça da Igreja Matriz.




A festa, tradicionalmente realizada em comemoração aos festejos da padroeira da cidade, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, iniciou logo ao amanhecer desta sexta-feira (5), quando a cidade acordou ao som de fogos de artifícios e do sino da Igreja Matriz que anuncia e convida o povo para o retorno às festividades em homenagem à padroeira do lugar, Nossa senhora do Perpétuo Socorro, e um café da manhã partilhado entre os participantes.



No final da tarde, após procissão trasladando o símbolo central das horarias, aconteceu a abertura oficial da festa religiosa, na praça da Igreja Matriz, com apresentação das crianças e adolescentes participantes da oficina de voz e violão, a qual é  oferecida a comunidade pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)  de Cocal; e o hasteamento das bandeiras, pelas autoridades locais presentes: tenente da Polícia Militar, tenente Francisco das Chagas Mariscal; o presidente da Câmara de Vereadores, Evandro Vieira de Carvalho; prefeito Raimundo Nonato Fontenele Cardoso (Nonatinho do Sindicato); padre José Cícero Silva (administrador); e padre Antônio de Araújo Silva, o atual pároco.



O ex-prefeito de Cocal, Rubens Vieira prestigia o evento: “No ano passado eu não tive oportunidade de estar aqui, devido a questão da Covid-19, mas neste ano, graças a Deus, eu estou aqui na abertura de um dos maiores festejos aqui da região, no município de Cocal. A gente fica muito feliz, pela quantidade de pessoas, fiéis, que está, hoje, para acompanhar a abertura dessa festa [...] nós sabemos que é tradicional esse evento, na região. [...] a gente só agradece a deus e pede que tudo se passe em paz”, disse.



Nonatinho do Sindicato, o atual gestor, fala desse momento festivo na cidade: “[...]agradecer a Deus estar por estarmos podendo realizar mais um festejo em nossa cidade em homenagem à padroeira. No ano passado nós a realizamos com algumas restrições, devido a pandemia. Neste ano já estamos podendo nos reunir com mais flexibilidade, mesmo, ainda, mantendo alguns cuidados que são necessários. [..] e fazer um convite para toda a população cocalense participar dos eventos religiosos e, também, dos que serão realizados por nosso Município, nas praças”.



Além dos movimentos religiosos realizados neste tempo, como a apresentação da Banda Dominus (gospel), no dia 11, na Praça da Matriz, acontecerão shows com diversas atrações musicais, na Praça de Eventos, oferecidos pela Prefeitura de Cocal, aos cocalenses e visitantes, em comemoração aos festejos da padroeira da cidade, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, nos dias 12, 13 e 14 de agosto.




Por Evaldo Neres/Comunicação-PMC