WWW.EVALDONERES.COM.BR

Translate

Pesquisar este blog

Postagens Recentes

8/07/2022

Cocal: SAMU aplica capacitação de Primeiros Socorros em escola particular

 


São inúmeras as situações emergenciais com as quais os profissionais de educação podem se deparar, no espaço escolar, quando se tratam de crianças, especialmente aquelas mais novas.



A convite, e tendo como base a Lei Lucas N° 13.722, a equipe de Serviço Móvel de Urgência (SAMU) de Cocal, neste sábado (6), realizou capacitação de Primeiros Socorros na criança a profissionais da Escola Babylandia.



Então, os participantes tiveram oportunidade de conhecer os procedimentos adequados a serem aplicados em diversas situações, como  cortes e arranhões, mordidas de animais, picadas de insetos, queimaduras, hipotermia, torceduras, trauma dentário, afogamento, choque elétrico, parada  cardiorrespiratória; corpo estranho, no nariz, olhos e ouvidos; desmaio, fraturas, hemorragias nasais engasgo. 



Durante a formação, Aline Brito, coordenadora do SAMU, expôs a manobra de Heimlich, que é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.



Segundo Aline, ela foi procurada pela diretora do estabelecimento escolar, professora Nita, para que fosse feito o treinamento aos professores, tendo em vista a Lei Lucas que prevê essa formação: “Fomos convidados e viemos apresentar algumas técnicas, manobras de primeiros socorros em crianças, já que no público atendido na escola crianças  acima de dois anos de idade, e sabemos que é previsto, por lei, que todas as escolas façam esses cursos, inclusive, está tramitando a sua obrigatoriedade. Assim, a direção da unidade escolar já se antecipou [...] pra que a gente pudesse fazer esse treinamento com os professores, para que tenham conhecimento de técnicas de primeiros socorros e estejam preparados para agir diante de casos de urgências, nesses momentos”, explicou.



Ela acrescentou que há um projeto de levar essas capacitações a todas as escolas do município, o qual, ainda, não iniciou devido o período da pandemia da Covid-19, mas que tem esperança de que no próximo ano possa executá-lo tanto nas escolas privadas quanto na rede municipal de ensino.



Aline destacou que em todas as atividades realizadas da pela equipe SAMU e nos serviços dispensados à comunidade, o grupo vem recebendo o apoio total do prefeito Nonatinho do Sindicato e da secretária de Saúde, Fabrícia Vieira, e que no decorrer do festejo  a equipe vai estar a postos para atendimento à população, caso seja necessário.

*A Lei Lucas foi criada em outubro de 2018 com o intuito de tornar obrigatória a capacitação em noções de primeiros socorros para professores e funcionários de estabelecimentos de ensino público e privado da Educação Básica, e a recreação infantil.



Por Evaldo Neres/Comunicação-PMC