WWW.EVALDONERES.COM.BR

Translate

Pesquisar este blog

Postagens Recentes

1/13/2022

Canteiros de hortaliças e ervas medicinais são desenvolvidos por alunos do IFPI no CAPS de Cocal.

O trabalho realizado no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Cocal faz parte de um projeto que envolve estudantes e professores do IFPI.






Projeto de extensão do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus Cocal, é desenvolvido por alunos do curso superior de agroecologia e tecnologia, e do curso de matemática. O grupo trabalha no desenvolvimento de canteiros de hortaliças e ervas medicinais no Caps. Um dos objetivos é mostrar interdisciplinaridade. 

Foram plantadas mudas de capim santo, boldo, cidreira, pimenta, alface, quiabo, pimentão, tomate e outros.





Nilton Rodrigues, coordenador do curso superior de tecnologia em agroecologia, explica que as plantas medicinais devem servir para chás para os pacientes e para doações. E que as hortaliças também devem ser consumidas e doadas para pacientes.

“Essas plantas servem de terapia para os pacientes. Eles podem colher, plantar e cuidar delas. É muito bom ter esse contato com as plantas, neh?! E também com o solo”, completa.



Nilton Rodrigues, professor do IFPI, Campus Cocal


Elaine Nascimento, coordenadora do CAPS, informou que os pacientes ajudaram a plantar. “eles estavam ansiosos para o pessoal do IFPI chegar e orientá-los sobre a plantação. Já estamos pensando na colheita, neh?! No consumo. Eles levaram mudinhas pra casa, para plantar em casa e não perdermos esse vínculo com eles”, comentou.



Elaine Nascimento, coordenadora do CAPS



Tatiane Albuquerque, Secretária de Agricultura, explicou que todos estão mobilizados.

“A gente percebe que os meninos aqui do CAPS estão interagindo bem, estão recebendo bem a proposta do desenvolvimento da horta. O IFPI está cumprindo o papel. Como eu sempre digo é papel do IFPI esse trabalho, no sentido de estar transpondo os muros do Campos e tá aqui realmente servindo a comunidade. A prefeitura nos da esse respaldo de tá contribuindo da melhor forma possível. É gratificante receber do prefeito Nonatinho esse apoio”, disse.



Tatiane Albuquerque, Secretária de Agricultura


Outro trabalho em andamento é a reestruturação da sementeira na escola agrícola. Segundo Tatiane Albuquerque, secretária de agricultura, o viveiro está todo reformado. Já foi dado início ao plantio das mudas e algumas já iniciaram germinação. São mais de mil mudas prontas, aguardando para serem transplantadas.



Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal