WWW.EVALDONERES.COM.BR

Translate

Pesquisar este blog

Postagens Recentes

6/05/2022

Cocal: Prefeitura incentiva a preservação do Meio Ambiente

 

A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana do mês de junho, quando neste dia 5 se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.



Vária atividades foram realizadas pela Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), com o intuito de conscientizar a população cocalense sobre a importância de conservar e preservar o meio ambiente.



As ações tocantes ao Dia Mundial do Meio Ambiente foram efetivadas em parceria com a Secretaria de Educação (SEMED) e Instituto Federal do Piauí (IFPI) Campus Cocal, com representantes do curso de Agroecologia, em escolas da rede municipal de ensino, iniciadas no dia 1˚ de junho, com caminhada ecológica da Pedra da Espia, na localidade Itapecurú, à escola de Santo Hilário, no interior do município.




Na Escola Chico Monção (zona urbana), a equipe ofertou oficinas de energia renováveis, compostagem e sistemas alternativos de irrigação aos discentes.



Os atos tiveram sua culminância nesse sábado (04), passeio às cachoeiras de Pirapora. Aqui, foram colocadas placas informativas a respeito do descarte de resíduos no local, recolhimento de lixo sólido, e dadas orientações aos banhistas quanto ao descarte adequado do lixo produzido por eles e os cuidados com o referido espaço.


Chico Preto-secretário da SEMMA


O secretário da SEMMA, Francisco Domingues (Chico Preto), explica que as atividades desenvolvidas são relevantes para o conhecimento do quão é considerável cuidar do meio ambiente: “[...] neste período promovemos momentos para estarmos discutindo a questão da semana do meio ambiente, e ao mesmo tempo, dar ciência aos alunos do trabalho, dos cuidados a serem dispensados ao meio em que vivemos.  [...] A gente vem desempenhando esse trabalho desde o ano de 2017em parceria com outras secretarias que têm atividades relativas ao meio ambiente. Então, a gente espera que, de fato, o povo assimile as orientações apresentadas, porque a gente tem uma responsabilidade muito grande com a questão ambiental, para que possamos garantir uma cidade melhor, mais bonita, mais equilibrada e, com certeza, com mais saúde”, disse Chico Preto.

Esta semana de conscientização foi criada, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27de maio de 1981. O objetivo era complementar a celebração do Dia do Meio Ambiente instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

"Atualmente existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.

Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência."














Por Evaldo Neres/Comunicação-PMC