1/20/2017

Prefeitura mobiliza produtores rurais para integrarem Programa de Aquisição de Alimentos

Qualquer agricultor poderá participar desse programa, desde que se enquadre na tabela de produtores estabelecido pela Conab.




Nesta quinta-feira (19), a Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, reuniu trabalhadores da agricultura familiar para tratar da implementação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município. A reunião de mobilização aconteceu na Câmara Municipal de Cocal e foi conduzida pelo vice-prefeito, Raimundo Nonato Fontenele, o técnico da Secretaria de Agricultura, Alexandre de Almeida, e pelo vereador Zé Luís.



De acordo com vice-prefeito, o objetivo do encontro foi apresentar o programa operado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e orientar sobre o funcionamento do processo de compra e venda dos produtos oriundos da agricultura familiar por meio da modalidade de Compra com Doação Simultânea.
“Estamos buscando incentivar o envolvimento dos trabalhadores rurais para essa iniciativa que fortalece a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável do município com a formação de organizações fornecedoras como cooperativas, associações e outras organizações destinadas à compra e doação desses alimentos à rede socioassistencial dentro do município, como escolas, hospitais, CRAS, APAE, Pastoral da Criança e outras entidades que se enquadram dentro dos critérios de doação desses alimentos”, conta Raimundo Nonato Fontenele.



O vereador Zé Luís explica que nesta etapa de mobilização está sendo feito o levantamento dos agricultores e dos projetos que serão encaminhados para a Conab. “É um programa importantíssimo para o fortalecimento da agricultura do nosso município, pois sabemos que a agricultura ainda é predominante na maioria das regiões de Cocal e ainda há muita dificuldade na comercialização dos alimentos produzidos. Estamos na fase de divulgação, realizando reuniões, visitando essas comunidades, analisando o potencial de cada atividade, e vendo o que cada agricultor produz", explica.




Qualquer agricultor poderá participar desse programa, desde que se enquadre na tabela de produtores estabelecido pela Conab. A Prefeitura de Cocal já participa do PAA através da compra dos alimentos diretamente dos agricultores familiares, assentamentos da reforma agrária para serem distribuídas à população de maior vulnerabilidade social.





O programa é executado com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A Compra com Doação Simultânea pode utilizar dois tipos de instrumentos para sua implementação. Um deles é a celebração de Termos de Adesão com órgãos ou entidades da administração pública estadual, distrital ou municipal, direta ou indireta, e consórcios públicos. O outro é a formalização de termo de cooperação com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Para participar do PAA, os agricultores devem possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).


Fonte: ASCOM
Edição: Evaldo Neres