WWW.EVALDONERES.COM.BR

Translate

Pesquisar este blog

Postagens Recentes

6/22/2022

Cocal: SMAS promove Campanha de Combate ao Trabalho Infantil

 


A Prefeitura Municipal de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizou a campanha "Chega de Trabalho Infantil em Cocal".



A abertura oficial da campanha, no município, aconteceu nesse 12 de junho - Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, instituído pela Lei Nº 11.542/2007 -  através dos meios de comunicação (redes sociais, rádio...), com vídeos e “cards” (cartões  interativos de informação) socioeducativos, alusivos à ação.



A referida campanha teve sua culminância nesta terça-feira (21), na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com palestras e capacitação direcionadas aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e para os profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e contou com apresentação musical dos integrantes do Coletivo de Voz e Violão do SCFV.

No Brasil, é considerado trabalho infantil aquele que é executado por crianças e adolescentes com idade inferior a 16 e 17. Salvaguardada, à condição de Jovem Aprendiz, entre 14 e 17 anos, garantida pela Lei 10.097/2000 (dez mil e noventa e sete, do ano dois mil) que prevê “Formação técnico-profissional metódica compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico. Desse modo, tal formação deve ser desenvolvida por meio de atividades teóricas e práticas, coordenadas pelas empresas em parceria com os Serviços Nacionais de Aprendizagem ou uma entidade sem fins lucrativos”.



Segundo, Deuzenir Portela, secretária da Assistência Social, a  campanha municipal tem como objetivo denunciar e erradicar as práticas do trabalho infantil e conscientizar a sociedade sobre seus malefícios.



Por Evaldo Neres

Informações: CREAS-SMAS/Cocal