O Ministério do Trabalho implantou, em Cocal, o processo de informatização da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Os interessados podem 'tirar" a sua Carteira de Trabalho no mesmo setor onde são expedidas as carteiras de identidade e reservista, no prédio da Prefeitura Municipal de Cocal, de segunda a sexta-feira, das 8h da manhã às 13h, atendendo a todas as comunidades do município cocalense.
O agendamento para a confecção da Carteira de Trabalho pode ser feito de segunda a quinta-feira no mesmo local e horário.
Segundo a Chefe do Setor de Identidade e CTPS do Município, Sandra Carvalho do Nascimento, os documentos necessários são: Carteira de identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento e Comprovante de Residência.
Na nova carteira, são valorizados os mecanismos contra fraudes. O documento tem capa azul em material sintético mais resistente que o usado no modelo anterior, é confeccionado em papel de segurança e traz plástico auto-adesivo inviolável que protege as informações relacionadas à identificação profissional e à qualificação civil do indivíduo – os dados mais visados por falsificadores. Todas as informações pessoais do trabalhador e sua fotografia são impressas na carteira no momento da emissão.
Na carteira manual, as informações eram preenchidas à mão. O objetivo das mudanças é dificultar rasuras e evitar fraudes contra o Seguro-Desemprego, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e os benefícios previdenciários. “Com a nova carteira, iremos inibir as fraudes e isso será um ganho para o trabalhador. O Estado também sai ganhando com a redução dos custos”, explica Francisco Gomes dos Santos, coordenador de Identificação e Registro Profissional do MTE.
Fonte: ASCOM | PMC | silvestrin.com.br
Edição: Evaldo Neres