Os cocalenses festejam o 68º aniversário do Município na segunda-feira, 22 de agosto.
![]() |
| Imagem: Felipe Alves/Drony Produções |
Dia 22 de agosto (segunda-feira) Cocal festeja os seus 68 (sessenta e oito) anos de emancipação. Destes, 4 (quatro) anos foram de progresso e acelerado desenvolvimento invejáveis.
O nome Cocal foi uma homenagem a primeira moradora do lugar, a viúva Camila Silva. Eram duas palmeiras de coco babaçu, plantados em frente da casa da viúva Camila Silva, considerada a primeira moradora da região, onde hoje situa-se a rua Cel. João Marques.
Os fundadores do povoado que mais tarde viria a ser a cidade de Cocal foram: Domingos Rufo, Virgílio Rufo e os irmãos Antonio José e Cláudio José da Silva, que chegando aquela localidade, fixaram residência.
Os fundadores do povoado que mais tarde viria a ser a cidade de Cocal foram: Domingos Rufo, Virgílio Rufo e os irmãos Antonio José e Cláudio José da Silva, que chegando aquela localidade, fixaram residência.
O desenvolvimento do atual município de Cocal deveu-se principalmente com sua proximidade com a cidade de Parnaíba, a cujo município pertencia distritalmente e do qual passara a receber influência comercial. Além disso, ocorreu um fato decisivo para seu progresso, a construção do prédio da estação ferroviária “Central do Piauí” REFFSA naquela localidade. Sua construção estratégica atraíu inúmeros comerciantes que aproveitavam a proximidade com a Serra da Ibiapaba para comprar e vender hortigranjeiros.
Outro fator foi a abundância do pó da carnaúba e do tucum. Principais produtos de comercialização do sertão piauiense.
A vila e o município de Cocal foram criados em 1937 pela Lei nº 160 de 28 de julho, sendo seu território desmembrado de Parnaíba. Devido a falta de patrimônio, esta lei não teve execução imediata. Somente muito tempo depois, Antonio de Carvalho Vaz, João Justino de Brito e outros, conseguiram que fosse incluído no texto da Constituição Estadual do Piauí, promulgada a 22 de agosto de 1947, a elevação do povoado a categoria de cidade, aconteceu um ano depois, em 22 de agosto de 1948. (wikipedia)
Apresenta uma área de 918,6 km², limitando-se ao norte com o município de Bom Princípio e Luis Correia, a leste com a cidade de Cocal dos Alves e Viçosa do Ceará e a oeste com Piracuruca, Caraúbas e Buriti dos Lopes. De acordo com a estimativa populacional do IBGE para 2014, Cocal possui aproximadamente
27.163 (vinte e sete mil, cento e sessenta e três) habitantes.
Em Cocal, existem diversas religiões, predominando majoritariamente a católica.
A base da economia está centrada nos serviços públicos, agricultura e o comércio varejista e atacadista.
O município conta, atualmente, com várias escolas públicas estadual (4) e municipal (53) localizadas nas zonas urbana e rural, respectivamente; e duas escolas particulares, uma escola (APAE) que atende, no contraturno, crianças especiais matriculadas nas escolas regulares, cujo sistema está sendo, todo, adaptado para a Educação Inclusiva.
um hospital de gestão dupla (municipal e estadual) que oferece serviços de laboratório, ultra sonografia e eletrocardiograma;
14 Unidades Básicas de Saúde (UBS);
12 (doze) ginásios poliesportivos em atividade;
Parabéns aos cocalenses!
Fonte: Enciclopédia dos Municípios Piauienses; João A. Passos; I. Viana; J. Brito; A. Júnior.
Edição: Evaldo Neres


















