Oratória é a arte de falar bem em público, de forma eloquente, sendo uma forma específica de comunicação.
Para muitos autores, a oratória pode ser considerada uma arte mas também uma ciência. Isto porque tem uma vertente objetiva, com características específicas, técnicas e regras que podem ser aprendidas; e uma vertente subjetiva, como a personalidade ou carisma.
A oratória é uma área que pode ser treinada e melhorada. Por esse motivo existem vários cursos de oratória, onde indivíduos aprendem diferentes técnicas. Esses cursos são muitas vezes frequentados por pessoas tímidas que não gostam ou não sabem falar em público, que querem melhorar a sua capacidade de persuasão ou simplesmente melhorar no âmbito profissional.
Na literatura, as primeiras manifestações de eloquência surgiram com os poemas de Homero. No entanto, na área da oratória, ou seja, em discursos, só no século V a.C. apareceram os primeiros oradores exímios, como Péricles, por exemplo.
Na Grécia clássica, alguns dos principais oradores foram Lísias, Isócrates e Demóstenes. Este último, era gago, mas com a sua força de vontade, trabalhou afincadamente nessa área. Chegou ao extremo de fazer discursos com pedras na boca para evoluir e obteve resultados, tendo se tornado em um dos maiores oradores gregos de todos os tempos. www.significados.com.br/oratoria/