11/06/2016

Todos somos chamados a ser santos!


Em sua homilia, na missa de domingo (06) o pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (de Cocal), Padre Roberto Francelino, discorreu sobre a fala de Jesus: "Sede santos como vosso Pai Celeste é santo." (Mt 5,48).




"Mas será que nós estamos fazendo o esforço para nos tornarmos santo como nosso Pai celeste o é? Ou estamos deixando mal nos afastar do caminho da santidade? poque nós corremos este risco, meus irãos. Muitos de nós estão deixando o mal tomar conta de suas vidas. e quando o mal toma conta da vida de alguém este se afasta do caminho da santidade. Hoje a nossa igreja nos convida  a refletirmos um pouco sobre esse caminho que nós devemos seguir. esse caminho que nós devemos buscar em nossa vida. Porém, muitas vezes,meus irmãos, deixamos sobressair em nós, aquele lado que não conduz á santidade. o lado das nossas limitações, das nossas fraquezas, o lado das maldades. além disso, meus irmaãos, não buscamos as orientações, os ensinamentos que Jesus nos ensinou quando esteve nesse mundo. Nossa igreja nos chama a vivermos a santidade mas, nós queremos seguir caminhos diferentes. cada um é chamado a ser santo. Façamos, meus irmãos, o esforço, o sacrifício para vivermos a nossa santidade. E nós temos que aproveitar agora. Esse momento que Deus está concedendo a nós a vivermos neste mundo. Porque depois, poderá ser tarde.Pois não sabemos o dia de amanhã. noa sabemos o que pode acontecer conosco. 
Hoje o Evangelho nos traz, meus irmãos, orientações para a santidade", disse o pároco. (Sic).
São as bem-aventuranças. Estas Jesus as deu, quando em frente a uma grande multidão, subiu 'a montanha e começou a pregar. Este momento na vida de Jesus ficou conhecido como O sermão da Montanha. 
O Sermão da Montanha é o sermão do Reino de Deus. Um Reino que se opõe ao reino humano e às suas perspectivas egoístas. Mateus pede no Sermão da Montanha, atitudes diferentes das atitudes mundanas, isto é, amor aos inimigos e oração para aqueles que os perseguem. Este é, segundo a mensagem mateana, o sentimento que deve perpetuar no coração daquele que fizer a opção pelo reino dos céus, isto é, reino dos pobres. “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem...” (Mt 5, 43-44). Ou ainda: “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos Céus” (Mt 5, 10). 






Por Evaldo Neres