WWW.EVALDONERES.COM.BR

Translate

Pesquisar este blog

Postagens Recentes

3/02/2019

Saúde: Carnaval sem Mosquito da Dengue

O objetivo da ação é prevenir contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.






Tendo em vista a prevenção contra as doenças transmitidas pelo Mosquito da Dengue, os profissionais da Secretaria Municipais de Saúde e Educação de Cocal (Norte do Piauí) executam trabalhos informativos com os alunos da rede municipal de ensino, na semana que antecede a festa do carnaval.




Durante as atividades, nas escolas, são dadas orientações básicas sobre como reconhecer o mosquito e as formas de combatê-lo para prevenir-se contra a Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikungunya.





As crianças assimilam o conteúdo e, ainda, se divertem com música, jogos e brincadeiras.


Confira:

Não deixar água parada; deixar caixas d’água sempre bem tampadas; tirar sempre a água acumulada nas folhas  em plantas que podem reter o líquido; guardar garrafas vazias de boca para baixo; não aglomerar  vasilhames que podem concentrar água; manter o quintal limpo e permitir o acesso dos profissionais de controle de zoonoses nos imóveis são algumas dicas do elenco  de prevenção contra o inseto.

Imagem: SindSaúde/DF


Como identificar o Aedes Aegypti

Aedes Aegypti é o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana. Menor do que os mosquitos comuns, é preto com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano.

O macho, como o de qualquer espécie, alimenta-se exclusivamente de frutas. A fêmea, no entanto, necessita de sangue para o amadurecimento dos ovos que são depositados separadamente nas paredes internas dos objetos, próximos a superfícies de água limpa, local que lhes oferece melhores condições de sobrevivência. No momento da postura são brancos, mas logo se tornam negros e brilhantes.

Imagem: Governo Federal

As fêmeas preferem o sangue humano como fonte de proteína ao de qualquer outro animal vertebrado. Atacam de manhãzinha ou ao entardecer. Sua saliva possui uma substância anestésica, que torna quase indolor a picada. Tanto a fêmea quanto os machos abrigam-se dentro das casas ou nos terrenos ao redor. (mosquito.saude.es.gov.br)


Edição: Evaldo Neres