WWW.EVALDONERES.COM.BR

Translate

Pesquisar este blog

Postagens Recentes

5/07/2022

Conselho de Cultura leva cinema gratuito para estudantes da zona rural

 


Em parceria com a Piauí Conectado e o Governo do Estado, o Conselho Estadual de Cultura do Piauí deu início na última semana ao projeto Cine Sul, que tem o objetivo de promover o lazer e democratizar o acesso à cultura. Na primeira edição, 30 estudantes da Escola Família Agrícola do Soinho, localizada na zona rural de Teresina, assistiram ao filme “Por lugares incríveis”.




O filme exibido conta a história de dois adolescentes que enfrentam problemas como bullying e depressão; nesse âmbito, após a exibição houve uma roda de conversa com uma psicóloga para tratar sobre os temas abordados no longa-metragem.

A exibição aconteceu no Centro Cultural M. Paulo Nunes, na sede do Conselho Estadual de Cultura do Piauí, no bairro Vermelha.  A coordenadora do Centro Cultural M. Paulo Nunes, Poliana Sepúlveda destacou a importância da iniciativa. "É importante demais porque não traz somente a oportunidade para pessoas que não têm acesso à cultura. Possibilita também a oportunidade de terem uma experiência completa com o cinema. O aluno não se coloca apenas como expectador, ele entende que pode fazer parte disso tudo", disse. Poliana ainda elencou a possibilidade de expandir o projeto para outros municípios do Piauí, a partir da experiência  na capital.

Domingos Sousa, diretor da Escola Agrícola Soinho, sinalizou a importância da atividade com os alunos da unidade de ensino. "Trabalhamos a pedagogia da alternância, em que buscamos essa formação integral do estudante; uma ação como essa buscamos estar levando sempre os alunos para atividades que vão ampliar o aprendizado deles", complementou.




Coordenadora de projetos sociais da Piauí Conectado, Charlene Queiroz, pontuou que a internet é um importante instrumento de disseminação da cultura. “É com muita felicidade que estamos retornando com o Projeto Cine Sul, uma ação pensada com muito carinho para tornar o cinema mais acessível para todos”, disse.

 Nas próximas edições já há o desejo de viabilizar a experiência para os moradores da comunidade quilombola Mimbó, contando com o apoio do Governo do Estado.



Fonte: AI comunicação