![]() |
| Foto: Reprodução |
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) deflagrou, na manhã desta terça-feira (11), a Operação Macondo, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de agiotagem, lavagem de dinheiro e outros delitos financeiros.
A ação aconteceu de forma simultânea nas cidades de Teresina, Parnaíba, Oeiras, Barras, Picos e Água Branca, resultando no cumprimento de 15 mandados de prisão e 18 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio judicial de R$ 5 milhões em contas ligadas aos investigados, conforme determinação do Poder Judiciário.
Segundo as investigações, o grupo era composto, em sua maioria, por estrangeiros da Colômbia e da Venezuela, que atuavam oferecendo empréstimos informais a pequenos comerciantes, ambulantes e trabalhadores autônomos. Os empréstimos eram realizados sem qualquer contrato formal, mas com juros abusivos, que chegavam a ultrapassar 30% ao mês.
As vítimas eram obrigadas a realizar pagamentos diários ou semanais, muitas vezes sob pressão e ameaças. A polícia acredita que o esquema movimentava altas quantias de dinheiro, provenientes de atividades ilícitas e de origem ainda sob investigação.
A Operação Macondo faz parte dos esforços da SSP-PI para combater o crime organizado e os delitos financeiros que afetam a economia local e a segurança da população.
A SSP-PI informou que as investigações continuam e novas prisões podem ocorrer nos próximos dias.
Fonte: SSP-PI
