Aconteceu, na noite de 18 de setembro de 2015, no auditório
da Secretaria de Educação do Município de Cocal, no Piauí,
o 1º encontro para professores do PACTO 2015, promovido
pela Prefeitura Municipal de Cocal, através da Secretaria Municipal de Educação.
Na ocasião, foram entregues os certificados
referentes à formação do ano de 2013 de Língua Portuguesa. Ao todo foram 81
profissionais contemplados.
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Foto: Wenddel Veras brito |
Estavam presentes o Prefeito, Sr. Rubens de Sousa Vieira:
“É um prazer enorme estar aqui, certificar e
homenagear esses professores. Essa tarefa de formar cidadãos preparados para o
futuro não é fácil. Esse encontro é prova de que toda a equipe está com o
pensamento único de alcançar os objetivos do PNAIC, que é alfabetizar todas as
crianças cocalenses até os 8 anos de idade”, destaca Rubens Vieira, prefeito de
Cocal(ASCOM - PMC);
A Senhora Secretária da Educação, Professora
Raimunda Albuquerque,
a coordenadora do programa local, Professora Ivanilda
Silva, as orientadoras de estudo, Professora Auressandra Carvalho, Professora Francisca
Brito e Professora Josiane Frota, além de representantes da Câmara Municipal e autoridades
municipais.
A formação dos professores segue até este sábado
(19), na Unidade Escolar Domingos Alves Gomes, das 8h às 17h.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal,
dos Estados e Municípios para assegurar a plena alfabetização de todas as
crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Para
o alcance desses objetivos, as Ações do Pacto compreendem um conjunto integrado
de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas,
disponibilizados pelo Ministério da Educação, que contribuem para a alfabetização
e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores
alfabetizadores.
Essas ações são complementadas por outros três eixos de
atuação: Materiais Didáticos e Pedagógicos, Avaliações e Controle Social e
Mobilização. Para a Formação Continuada de Professores Alfabetizadores foram
definidos conteúdos que contribuem, dentre outros, para o debate acerca dos
direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização; para os
processos de avaliação e acompanhamento da Aprendizagem das crianças; para o
planejamento e avaliação das situações didáticas; e para o conhecimento e o uso
dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação voltados para a melhoria
da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização (mec.gov)
Fonte: Evaldo Neres