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9/18/2015

PNAIC - Prefeitura de Cocal promove o 1º encontro para professores do PACTO 2015






Aconteceu, na noite de 18 de setembro de 2015, no auditório da Secretaria de Educação do Município de Cocal, no Piauí,



o 1º encontro para professores do PACTO 2015, promovido pela Prefeitura Municipal de Cocal, através da Secretaria Municipal de Educação.



Na ocasião, foram entregues os certificados referentes à formação do ano de 2013 de Língua Portuguesa. Ao todo foram 81 profissionais contemplados.







Foto: Wenddel Veras brito

Estavam presentes o Prefeito, Sr. Rubens de Sousa Vieira:

“É um prazer enorme estar aqui, certificar e homenagear esses professores. Essa tarefa de formar cidadãos preparados para o futuro não é fácil. Esse encontro é prova de que toda a equipe está com o pensamento único de alcançar os objetivos do PNAIC, que é alfabetizar todas as crianças cocalenses até os 8 anos de idade”, destaca Rubens Vieira, prefeito de Cocal(ASCOM - PMC);




A Senhora Secretária da Educação,  Professora Raimunda Albuquerque, 


a coordenadora do programa local, Professora Ivanilda Silva, as orientadoras de estudo, Professora Auressandra Carvalho, Professora Francisca Brito e Professora Josiane Frota, além de representantes da Câmara Municipal e autoridades municipais.
A formação dos professores segue até este sábado (19), na Unidade Escolar Domingos Alves Gomes, das 8h às 17h.


O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Para o alcance desses objetivos, as Ações do Pacto compreendem um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.
Essas ações são complementadas por outros três eixos de atuação: Materiais Didáticos e Pedagógicos, Avaliações e Controle Social e Mobilização. Para a Formação Continuada de Professores Alfabetizadores foram definidos conteúdos que contribuem, dentre outros, para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização; para os processos de avaliação e acompanhamento da Aprendizagem das crianças; para o planejamento e avaliação das situações didáticas; e para o conhecimento e o uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização (mec.gov)










































































































 Fonte: Evaldo Neres