WWW.EVALDONERES.COM.BR

Translate

Pesquisar este blog

Postagens Recentes

4/09/2017

Apicultores da região norte do Piauí discutem ampliação da atividade no estado

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (07), reunião da Câmara Setorial de Apicultura da região norte do Piauí. 



Fotos: Romário Nascimento

O encontro aconteceu na Escola Família Agrícola Santa Ângela, anexo Lajedo no município de Pedro II e teve como discussão, a ampliação e diagnóstico da Apicultura no Piauí com foco na região norte do estado. 



Entre os temas tratados, destaque para a discussão sobre um aval para o apicultor, no qual o governo avalizaria, no caso de empréstimo, o apicultor, junto às instituições bancárias, como também a criação de um polo, que seria a divisão por região e por tipo de produção Setorial. 



O município de Cocal esteve representado pelo atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que também é vice-prefeito, Nonatinho da Birindibinha, e pelo vereador Zé Luiz, que representou a câmara de vereadores. 



Na oportunidade, Nonatinho e Zé Luiz foram escolhidos para compor uma comissão, que tem como objetivo discutir, a taxação de produtos para a criação de um fundo em benefício da Apicultura e os tipos de produtos a serem trabalhados dentro da atividade apícola. 

Para Nonatinho, a apicultura hoje é uma atividade muito rendável, “Para se ter uma idéia, por exemplo, no assentamento de Birindibinha, só neste ano, já foram produzidos mais de 50 baldes de mel” disse. 

Dr. Sérgio Vilela, que representou o governo do estado na reunião, disse que a câmara setorial foi criada para ajudar o governo a governar. “O governo veio aqui perguntar o que é que deve ser feito, e quem vai dizer o que deve ser feito são os próprios produtores, ou seja, a própria iniciativa privada e os representantes é que vão dizer. O que nós trouxemos aqui foi informações e anuncio de recursos disponíveis”, afirmou. 

Entre os presentes: Francisco das Chagas Ribeiro Filho, o Chicão (SDR), Sidney Macedo - Engenheiro Agrônomo e Presidente da Associação Comunitária de Produção e Consumo de Pedro II (ACPC) e representante do Emater, Paulo Alexandre – Analista do Sebrae, além de representantes da Cooperativa de Desenvolvimento do Vale de Piracuruca - Codevap) e do CEEA. 
Na reunião, ainda ficou definido que a próxima reunião da Câmara Setorial da Apicultura, será sediada em Cocal 09 de Junho. 

Fonte: Blog do Tony Costa