WWW.EVALDONERES.COM.BR

Translate

Pesquisar este blog

Postagens Recentes

11/07/2019

Homenagem ao precursor do radialismo em Cocal

O Dia do Radialista é comemorado oficialmente no Brasil em 7 de novembro e em Cocal, quem iniciou um trabalho na área de radialismo foi o “Seu Chico França.”




Na imagem, Chico França ao lado de Chico Vaz e do irmão, Anastácio França

Na verdade, em 21 de setembro também se comemora o Dia do Radialista. Isso acontece porque o dia já era comemorado em setembro até que a lei nº 11.327, de 24 de julho de 2006, instituiu a nova data.

Esta data homenageia o profissional responsável em apresentar os programas e informativos radiofônicos, que entretêm os ouvintes com suas características vozes marcantes. (Calendarr)

Uma voz que marcou Cocal, foi a do ‘Seu’ Chico França que pode ser considerado o precursor do radialismo em Cocal, na década de 70.


João Passos/Foto: Evaldo Neres

Segundo o historiador, professor João Passos,  Chico França adquiriu do irmão, Senhor Anastácio Gomes França, 4 amplificadoras (PL4) e as instalou sobre uma das caixas d’água do mercado da cidade: “Dali,  de uma pequena cabine, sob a estrutura, veiculava uma programação variada para toda a cidade, confirma João Passos.


Lôro Cabrera- Foto: Evaldo Neres

'Após o seu falecimento, os equipamentos passaram  a pertencer a uma pessoa que Chico França ajudou muito,  'Lôro Cabrera', que deu continuidade ao trabalho de divulgação de propagandas", acrescentou o historiador.

Naquela época, a cidade acordava cedo com a voz de Chico França. Em sua programação variada, podia-se conferir músicas de boa qualidade, notícias e entretenimento. 

No final da tarde, voltando da escola, acompanhava-se, à distância, a amplificadora do Chico França e quando se tinha  qualquer aviso, notas de falecimento, ouvia-se logo alguém dizer: “Leva pro Chico França botar na amplificadora”.


Imagem: em uma das celebrações de Missa, na posse do prefeito Anastácio França.

Chico França esteve presente em vários momentos importantes da História Politica do Município, ao lado do irmão, Anastácio França, ex-prefeito de Cocal.


Na foto, Chico França, Pedro França (pai), Maria França (mãe), Orisvaldo, Leila e Napoleão

Quem foi daquela geração, certamente se recorda do homem que circulava pela cidade numa bicicleta, pedalando com um ‘Pé só’ e se admiravam. A outra perna, ele a perdera em um acidente.


Francisco, locutor, filho de Chico França e Maria Norata

Francisco Gomes França um dos filhos de Chico França e Maria Norata (falecida), tornou-se locutor, apresenta vaquejadas. Mora em Novo Gama (Brasília) e segue o mesmo caminho profissional do pai.

Saindo da imparcialidade, fiquei surpreso e emocionado por receber áudio enviado pelo filho do Chico França, via WhatsApp, ainda nesta tarde de quinta-feira (7) e, naturalmente, desejo partilhá-lo com você.



Confira áudio.



Francisco, muito grato pela homenagem a todos nós, radialistas de Cocal.

Parabenizo a todos os colegas que desenvolvem o serviço de comunicação por um meio, que nem o advento da Internet conseguiu ultrapassá-lo. Pelo contrário, ele está aqui,  ao pé do ouvido do ouvinte, falando a cada um com mais intimidade.



Por Evaldo Neres
Imagens e áudio, gentilmente, cedidos a Evaldo Neres por Leila Vasconcelos.